“Foco da Novilhocoop é aumentar a renda do produtor”, diz Rafael Gratão

Por Renato Villela
Reeleito presidente da Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce (Novilho MS, como é mais conhecida) no ano passado, para o mandato 2024-2026, e agora à frente da recém-criada Novilhocoop, primeira cooperativa de pecuária de corte do Estado, o pecuarista Rafael Gratão descobriu cedo sua vocação associativista.
Aos 19 anos, ainda na faculdade, se tornou diretor do Sindicato Rural de Campo Grande (MS). Em seguida, compôs a diretoria do Movimento Nacional dos Produtores (MNP), onde foi alçado ao posto de presidente.
“Sempre gostei de lidar com pessoas. Costumo dizer que as entidades são como uma faculdade da vida, porque tem coisas que a gente não aprende na escola”, diz Gratão.
Ele é formado em administração de empresas e representa a quarta geração de pecuaristas de sua família. Em entrevista ao repórter Renato Villela, o líder classista explicou como funcionará a Novilhocoop e também fez um balanço dos quase 30 anos de atuação da Novilho MS, destacando suas contribuições para os produtores, seu impacto na pecuária do Estado e os novos projetos em andamento.
ARTIGO DBO
Fonte: https://portaldbo.com.br/revistadbo/foco-da-novilhocoop-e-aumentar-a-ren...