Entre em contato conosco! Telefone: (67) 3324.7082 | E-mail: contato@novilhoms.com.br     Confira nossas redes sociais:

Skip directly to content

Novilho Precoce divide experiência sustentável da pecuária de corte, com suinocultores

21/08/2024
Produtores rurais de Mato Grosso do Sul, incluindo membros da Associação Novilho Precoce MS, se reuniram em Dourados nesta quarta-feira (21) para discutir o PAS - Programa Asumas Sustentabilidade

Produtores rurais de Mato Grosso do Sul, incluindo membros da Associação Novilho Precoce MS, se reuniram em Dourados nesta quarta-feira (21) para discutir o PAS - Programa Asumas Sustentabilidade, programa que estabelece critérios e diretrizes para ações sustentáveis na cadeia suinícola. O evento foi promovido pela Asumas – Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores, em parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae e o Governo do Estado de MS, por meio da Semadesc.

A participação da Novilho Precoce MS no evento contou a apresentação do superintendente da associação, Alexandre Guimarães, contribuindo ativamente para o debate. “Essa interação entre as associações, junto às demais entidades, é de suma importância, e quem ganha com isso é a gente. Aqui está sendo desenvolvido um novo protocolo de sustentabilidade, e nós, produtores rurais, já fazemos a nossa lição de casa, mas precisamos mostrar isso. Esses protocolos vêm para mostrar essa eficiência do produtor, não somente na parte produtiva, mas também na parte da sustentabilidade”, afirmou Guimarães.

Milton Bigatão, presidente da Asumas destacou a importância do evento para a construção do programa.  “A partir do que foi apontado em cada mesa, em cada sala de discussão, serão apresentados critérios, que vão ditar o desempenho da atividade no futuro. Discutimos também estratégias e ações práticas, que vão gerar, em breve, um checklist para cada propriedade do estado. Com isso, além de contribuir com a gestão, vamos metrificar cada passo sustentável da suinocultura”, explicou. 

O secretário executivo da Semadesc, Rogério Beretta, enalteceu o papel das associações, como a Novilho Precoce MS, nesse esforço de promover a sustentabilidade no setor produtivo. “Esse conjunto de instituições que estão aqui hoje, debatendo o Programa Asumas de Sustentabilidade, são de vital importância para o Estado. Iniciativas como esta fazem com que o setor produtivo fique harmonizado, em aspectos de sustentabilidade, e com mecanismos de desenvolvimento do setor produtivo, com mínimo de impacto ambiental. Essa ação já contribuirá com a busca por alternativas de remuneração por serviços ambientais, a partir do desenvolvimento de novas técnicas de destinação de resíduos”, explicou Beretta.

O evento também foi uma oportunidade para integrar diferentes cadeias produtivas, com a presença de representantes de outros setores. A metodologia desenvolvida para o evento foi elaborada pela empresa 333 Brasil, e promete trazer avanços significativos para a sustentabilidade em Mato Grosso do Sul.